quinta-feira, 12 de abril de 2012

Hortinha em casa

Por Déia

Estava procurando referências para fazer uma horta no meu apartamento e foi aí que eu descobri que não é tão simples assim ter temperos fresquinhos e de folhas saudáveis.

Então, vamos lá, algumas coisinhas que eu aprendi e algumas referências para vocês.No meu caso, que quero apenas alguns temperos, dentro de uma ou duas jardineiras, eu precisarei que elas tenham pelo menos 20 cm de profundidade, a largura não importa. O vaso precisa ser impermeável e com um furo embaixo. E as minhas mudinhas precisarão ficar perto de uma janela, onde o sol incida diretamente nelas, no mínimo, 3 horas por dia.

Além disso, para que a minha hortinha seja orgânica, como eu sonho, a terra deve ser livre de adubos químicos. Uma boa opção de adubo natural é o BoKashi , que é um adubo confeccionado a partir de uma mistura balanceada de farelos, como soja, arroz, mamona, extrato de levedura seca.

As jardineiras são boas saídas para quem não tem muito espaço. Por outro lado, nem todas as hortaliças podem ser plantadas juntas, a hortelã, por exemplo, deve ser sempre plantada separada, pois a sua raiz mata as outras plantas. Algumas misturas que dão certo: Alecrim, Tomilho e Sálvia; Manjericão, Carqueja e Orégano; Manjericão, Manjerona e Cebolinha. Fugindo das hortaliças, a lavanda é também uma ótima ideia, além de perfumar o ambiente!







Dicas retiradas do site:


Se as folhas ficarem pálidas, murchas e fracas, significa que não estão recebendo luz suficiente.

Retire folhas velhas, amareladas e secas e verifique periodicamente se não há ataques de pragas.

Nesses casos, evite produtos químicos e use apenas inseticidas naturais (calda de fumo, calda de sabão, etc.), pois as ervas serão utilizadas como tempero e no preparo de chás. Todo cuidado é pouco!Encontrando pragas, uma sugestão simples: lave as plantas com delicadeza de cabeça pra baixo ou se você preferir pulverizá-las com uma mistura de água e detergente (use uma colher de chá para cada xícara de água), enxaguando em seguida. Existem também no mercado produtos naturais já prontos.

Adube a cada 3 meses, com húmus de minhoca e torta de mamona.

Fotos: reprodução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário