sexta-feira, 27 de abril de 2012

Dia das Mães - Sugestão de cardápio II

Por Aline

Bom, seguindo minha empreitada de sugerir cardápios para o Dias das Mães para todos os gostos, agora vai um montado com base na culinária argentina, que, bem diferente da sugestão de pratos vegetarianos, é bastante baseada em carnes, principalmente, a de vaca.

Bom, vamos ao que interessa né?

Menu

Entrada: Empanadas
Prato principal: Parrillada Rincón
Sobremesa: Flan de Doce de Leite


Receitas:
____________________________________________________

Ingredientes

Massa:

Para facilitar compre a massa de pastel em discos pronta

Recheio:
½ xícara de uva passa sem sementes
½ colher (sopa) de cominho
1 colher (sopa) de açúcar
400 gramas de carne moída sem gordura
3 ovos cozidos picados
6 azeitonas sem caroço
sal a gosto

Modo de preparo

Em uma panela colocar um pouco de óleo apenas para cobrir a base. Colocar a carne, o açúcar, o sal e o cominho, mexendo até cozinhar. As uvas-passa devem primeiramente ficar de molho por 30 minutos. Quando estiver pronta a carne, misturar as uvas passa. Esperar esfriar. Espalhar os discos de massa sobre a mesa, colocando uma colher e meia do recheio de carne sobre cada disco. Em seguida, agregar o ovo cozido picado, dividindo a quantidade entre as 12 empanadas e meia azeitona em cada uma. Molhar o dedo em uma mistura de água e sal e passar sobre metade de uma borda (em um semicírculo), e fechar a massa que agora tem o formato de uma lua. Para prensar esse fecho, utilizar um garfo, prensando e unindo as duas partes. Você pode fritar as empanadas em banha, o que seria a autentica empanada criolla, ou ao forno, o que no caso a massa deve ser substituída por massa de forno. Compre um bom vinho tinto, e servir bem quente em uma entrada. Na Argentina é comum servi-las como entradas antes da parillada.
____________________________________________________

Ingredientes
2 porções de assado de tira
1 porção de bife de chorizo
1 porção de vacio
1 porção de linguiça parrillera
2 gomos de morcilla
1 porção de chinchulines
1 porção de mollejas

Modo de fazer


Em primeiro lugar é preciso traduzir os nomes dos cortes da linguagem argentina que eles usam para os termos que conhecemos.



O assado de tira é o nosso bife de tira da picanha. Bife de chorizo é um grande medalhão tirado de uma peça de contra filé grande e com uma bela capa de gordura. O vacio é a nossa fraldinha ou fraldão. Lingüiça parrillera é um embutido misto de carne suína e bovina temperada à moda dos pampas. Morcilla é um embutido feito de sangue de porco cozido com temperos e ervas, mais conhecido entre nós como chouriço. Chinchulines são pequenas porções do intestino delgado e as mollejas, fatias da glândula timo dos ruminantes.



Tudo isso junto é levado à grelha pré-aquecida, a uma distância de 20cm do braseiro uniforme e bem espalhado. As carnes são temperadas só na hora de ir para a grelha apenas com sal argentino extrafino. Em vinte minutos a parrillada está pronta para ir à mesa numa chapa sobre um réchaud de brasas. Uma salada verde e farofa são bons acompanhamentos para esta pedida.

____________________________________________________

Ingredientes:

600g de doce de leite argentino cremoso
1 xícara (chá) de leite integral
1/2 fava de baunilha
8 gemas
1 colher (sopa) de óleo de canola

Caramelo:
2/3 xícara (chá) de açúcar refinado
1/3 xícara (chá) de água

Modo de fazer

Caramelo:

1. Leve ao fogo médio o açúcar até derreter.
2. Coloque a água e ferva até virar uma calda.
3. Coloque em forminhas individuais ou em uma forma grande com furo no meio.
4. Leve para gelar.
5. Quando o caramelo endurecer unte as laterais da forma com óleo.

Flan:

1. Leve o leite para ferver com a baunilha (abra a fava ao meio, raspe as sementinhas e coloque-as no leite). Quando ferver coloque o doce de leite e misture bem até ficar líquido.
2. Peneire as gemas. Coloque o doce de leite nas gemas peneiradas (fora do fogo) aos poucos, mexendo rapidamente para não talhar.
3. Volte para a panela e em fogo baixo mexa sem parar por 3 minutos. Despeje nas forminhas e leve para assar em banho-maria em forno baixo (140°C) por 30 minutos ou até ficar firme.
4. Leve para gelar e desenforme.

**Você pode utilizar a casca da fava de baunilha (sem as sementes) para aromatizar o seu açucareiro. Leve ao forno até ficar bem sequinha e misture com o açúcar.
____________________________________________________

E depois a gente sai rolando de tando comer...rs

Beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário